Português

Institucional

A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT) é a instância responsável pela gestão da propriedade intelectual na UFC. A CIT-UFC se responsabiliza pelo trâmite do registro de propriedade intelectual desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos vinculados à UFC ou em suas dependências. A CIT-UFC é uma das coordenadorias da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC.

Os principais tipos de propriedade intelectual passíveis de registro são patentes, programas de computador e desenho industrial, dentre outras.

A CIT-UFC atende a comunidade acadêmica da UFC assim como empresas interessadas em parcerias. A CIT-UFC apoia o pesquisador nos procedimentos relacionados à proteção da propriedade intelectual tais como: análise da invenção, instruções para redação de patente, realizar o depósito e o acompanhamento dos pedidos de proteção junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A CIT-UFC atua em parceria com o Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT) da UFC. O COMIT é vinculado diretamente à Reitoria e a assessora na definição das políticas institucionais de inovação. A CIT-UFC e o COMIT atuam também em conjunto para analisar a formalização de parcerias (convênios e contratos), entre a UFC e terceiros, que envolvam negociação de propriedade intelectual.